Lovely Greta
14/11/2018 12:59 em Música

O Greta van Fleet é a maior banda de rock que apareceu nos últimos anos. Eles são de Frankenmuch, Michigan, são muito jovens (os dois integrantes mais velhos estão com 23 anos), e são os três irmãos Kiska (Sam, Josh e Jake), mais um baterista (Danny Wagner). Após dois eps (de 2016 e 2017) eles acabaram de lançar seu primeiro LP, ‘Anthem of the Peaceful Army’, que está liderando a venda dos discos e downloads de rock nesse momento que escrevo (novembro de 2018).

Mas... o que essa banda tem para estar aparecendo tanto? Bom, depende de quem vai descrever o som deles. Quem gosta acha que eles têm uma bela duma influência de Led Zeppelin. Quem não gosta chama isso de plágio. O cantor tem o timbre de voz idêntico ao de Robert Plant, e o resto da banda fica tirando um som muito influenciado por rock clássico, que soa como... Led Zeppelin.

Não há nenhum plágio no sentido de a banda ter pegado uma música do Led, feito umas poucas modificações e ter criado uma ‘nova’ composição. Mas o ouvinte distraído ouve a música e fica tentando lembrar qual música do Led é essa que ele não lembra. Aparentemente os meninos ficaram toda a infância ouvindo os discos de rock do pai e, ao aprender a tocar, saíram fazendo mais ou menos o que ouviam.

O que eu acho? O som é um pouco parecido demais com Led mesmo, mas melhor assim que ser parecido com alguma banda ruim. Dos EPs para o LP a banda já teve um belo dum desenvolvimento, saindo da sombra da banda britânica e fazendo algo mais original. Imagino que à medida que eles amadureçam o som comece a desenvolver personalidade própria. É esperar prá ver.

Os membros do Led Zeppelin aprovaram a banda, e olha que eles sempre foram chatos com os imitadores. Ou alguém esqueceu de Robert Plant chamando o cantor do Whitesnake de David Cover Version, ou de Jimmy Page acusando o guitarrista do Kingdom Come (banda dos anos 80 que sofreu mais ou menos as mesmas acusações) de ser um vampiro psíquico (quando este disse que nunca tinha ouvido Led Zeppelin)? Se eles aprovam... quem sou eu prá desaprovar? O LP é bom mesmo...

Belarmino - Rádio Hospício

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE