100 anos depois, a história se repete!

Escrito por em 2 de fevereiro de 2021

O escândalo dos Black Sox em 1919! A corrupção abalando o baseball! Mais de 100 anos depois isso está se repetindo no futebol?
O time de Chicago, os White Sox, era um timaço! Entre eles, pelo menos dois grandes da história: “Shoeless” Joe Jackson e Claude “Lefty” Williams.
Cabe lembrar que a aquela altura, o baseball já era um esporte consagrado. De longe, o mais popular nos Estados Unidos.
A final da série mundial, seria entre White Sox e Cincinati Reds, incrível como sempre tem vermelhos envolvidos. Os Sox eram favoritaços! Muito favoritos! Time recheado de craques e os Red eram uma zebra.
Nas finais do Baseball é muito raro acontecer uma Zebra. Exatamente porque são vários jogos para decidir. Naquela série, 9 jogos, sendo que um time precisaria vencer 5 vezes para ser campeão. Pois ainda assim os campeões de 1917, perderam.
Qual o motivo? O que aconteceu? Um escândalo de corrupção! Casas de aposta, bastante similares as que temos hoje patrocinando o Campeonato Brasileiro, em conluio com a Máfia de Chicago, fizeram massivas apostas nos Reds, pois esse pagava muito mais. Depois, foi só acertar o pagamento dos adversários e tudo certo! Os envolvidos receberam 5 mil e 25 mil dólares. O equivalente a centenas de milhares de dólares hoje em dia.
Chama a atenção que, naquela época, a imprensa dizia que era uma teoria da conspiração… choro dos perdedores… Jamais um clube iria entregar um jogo! Nunca um campeonato que naquele ano completava 50 anos, teria espaço para isso!
Mais de um ano depois, ao ver os sinais de riqueza de jogadores, foi aberta uma investigação e os responsáveis punidos e banidos do esporte! Apenas em 1921, a liga e a imprensa admitiu que errou!
As coincidências são imensas: Em 1918 houve uma pandemia! No ano de 1919, completavam-se 50 anos do formato atual do campeonato de baseball e uma imprensa vigilante e patrocinada por casas de aposta, foi conivente com a sujeira! Casualmente o Campeonato Brasileiro começo em 1971 e em 2021, completa 50 anos! Casualmente, saímos agora de uma pandemia e as pessoas estão mais vigilantes em outros temas. Cabe lembrar que boa parte da temporada de 1919 foi jogada sem público… alguma semelhança?
Até hoje, os jogadores: Arnold “Chick” Gandil; Eddie Cicotte; Oscar “Happy” Felsch; “Shoeless” Joe Jackson; Fred McMullin; Charles “Swede” Risberg; George “Buck” Weaver; Claude “Lefty” Williams; vivem na infâmia do esporte sendo que jamais poderão fazer parte do Salão de Honra do esporte!
Será que 100 anos depois o esporte brasileiro irá reviver essa história? Casas de aposta, dirigentes mal intencionados, árbitros comprados… O roteiro de 1919 está aí! Será que irá repetir-se?


Opinião dos Leitores
  1. Carlos Dura   em   3 de fevereiro de 2021 at 12:51

    Fantástico! Alguma dúvida do que ocorre? Coincidências não existem, o que existe é estofo para que a corrupção ocorra… E disso nossas federações tem de sobra e há décadas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *



Continuar lendo

Post anterior

A Frustração


Thumbnail
Música tocando

Título

Artista

Programa atual

Programa atual

Background
%d blogueiros gostam disto: