Tocando agora

Title

Artist

Programa Atual

Programa Atual

Background

15 de setembro de 2013.

Escrito por em 26 de agosto de 2020

O nosso Grêmio comemorava 110 anos de glórias. 

O presidente Fábio Koff concedeu entrevista e fez homenagem aos torcedores dos mais longínquos rincões: 

“Lembro do meu tempo como magistrado no interior, quando ouvia os jogos pelo rádio do carro, à noite. Hoje é o dia dos gremistas que vão à Arena, dos sócios pagantes, mas quero lembrar dos apaixonados que moram longe de Porto Alegre”. 

Antigamente, o torcedor desgarrado do pago dependia apenas do radinho, em ondas médias ou curtas. Mesmo com o advento da televisão, não era sempre que transmitiam os nossos jogos. 

Agora, com internet e pay per view, está uma barbada. Conseguem acompanhar tudo em tempo real. Notícias quentes, o dia a dia, partidas, seja onde for.

O cara que mora na Noruega, por exemplo, conecta o celular no carro e ouve a Grêmio Rádio Umbro, ou até uma IVI, como se estivesse em Viamão. Um troço fantástico. 

A internet trouxe estes gremistas para perto. Acompanhando a programação, em dia de jogo, podem sentir o clima nas ruas próximas à Arena, o cheiro da carne assando nos churras, sentir o gosto gelado da ceva. A tensão pré-jogo. Entrar dez minutos antes, sem filas ou problemas. 

Do outro lado do mundo, sentado em frente ao computador, sozinho com seus pensamentos. Nervoso com o prélio. Feliz por participar da festa, mesmo à distância. A pandemia atual obrigou muitas famílias a celebrar aniversários pelo Zoom. Acompanhar o Grêmio de longe tem a mesma sensação. 

Contudo, vale a pena. A paixão não é menor. A distância aperta os laços. O vínculo se fortalece. E o fuso horário não se torna problema.  

O presidente Fábio Koff viveu esta realidade. Muitos de nós, também. Desde esperar o jornal do dia de seguinte para saber o resultado. Ou, telefonar para um amigo e colocar o aparelho captando o som da tv. Todo subterfúgio compensa. 

Dia de Grêmio. Cada um vive do seu modo, dentro de sua realidade. 

Foto: Edu Andrade/Agência Estado


Opinião dos leitores

Responda

Seu endereço de e-mail não será publicado.Required fields are marked *