Tocando agora

Title

Artist

Programa Atual

Programa Atual

Background

15 de setembro. Nosso aniversário.

Escrito por em 15 de setembro de 2020

1903-2020, 117 anos de glórias.

Nesta terça-feira, quero homenagear o local que foi o centro da minha identidade gremista. Para onde meus pensamentos e sonhos ainda viajam. 

Olímpico Monumental, no Largo dos Campeões. A nossa casa de 1954 até 2012, início de 2013. Perdi a conta das vezes em que estive lá para jogos, treinos, visitas. Enfim, a alma tricolor que vive dentro de nós, permanece na Azenha. 

A geração que conheceu a Baixada, em sua maioria, já nos deixou. Há uma nova se iniciando no gremismo, durante a Era Arena. Entretanto, quase a totalidade dos torcedores atuais mantém o Olímpico como o templo sagrado. 

Anos 1950-60. Época dos “12 em 13”. O maior estádio do Rio Grande do Sul sediou títulos, vitórias importantes, jogadores bravos e voluntariosos, não menos talentosos, que entraram para a história do clube. 

Os setenta viu grandes times, mas as conquistas só vieram no final da década. Assim como a maior sequência de vitórias em Grenais, seis, e o gol do Iúra aos 14 segundos. 

1980. Inauguração do Olímpico completo, renovado. 1981. Campeão Brasileiro. 1982, talvez o maior assalto à mão armada no nosso gramado. 1983. Libertadores e Mundial. 

E seguimos. Duas Copas do Brasil, 1989 e 94. Brasileiro 1996, contra a Lusa. Mesmo nas finais em que jogamos fora: Morumbi, Maracanã, Atanasio Girardot, Nacional de Tóquio, Pinheirão, sempre levamos o Olímpico no pensamento. Alentávamos no primeiro jogo. Tentávamos, com nosso grito, decidir tudo nos nossos domínios. 

O Olímpico, para mim, ainda sedia jogos, treinos e comemorações. A Arena não levou apenas o letreiro GRÊMIO CAMPEÃO do MUNDO e a calçada da fama. Ela trouxe o gremista consigo, que a faz pulsar, como se estivéssemos no Velho Casarão. De quem nunca vamos nos esquecer. De quem sentimos muitas saudades.    


Opinião dos leitores

Responda

Seu endereço de e-mail não será publicado.Required fields are marked *



Continue lendo