Música atual

Título

Artista

Programa atual

Programa atual

Background

5a0, Paulo Luz e mais uma vez o racismo

Escrito porem 6 de fevereiro de 2020

Buenas, gremistada.

Como alguns poucos sabem, minha coluna é semanal. Toda quinta tem. Normalmente eu escrevo sobre algum acontecimento dos últimos 7 dias e que tenha a ver com o nosso Grêmio. Hoje farei o mesmo. E também não farei.

Tivemos só um jogo do Grêmio, 5a0 no Esportivo. Gosto muito desse placar, quando é a nosso favor. Quando é contra… Deixa pra lá. Enfim. Belo jogo, a primeira goleada do ano. Que se repita muitas vezes nessa temporada. Outro ponto positivo foram as estreias de DS, TN e Orejuela. Destaque para o primeiro, que fez um gol típico de centroavante, jogando bola e zagueiro pra dentro do gol.

Outro ponto a destacar é o anúncio de Paulo Luz como VP de futebol. Um nome muito bem quisto e respeitado por todos os gremistas e grupos políticos. Paulo é conselheiro do Grêmio há 35 anos e já fazia parte do Conselho de Administração desde 2017. Tenho certeza que o presidente Romildo acertou mais uma vez.

Agora, o assunto não agradável da coluna. Assunto que julgo não ter relação com o Grêmio. Alguns julgam que sim.

Vamos lá: mais uma vez o racismo bate na porta do futebol do RS. Desta vez, comentários racistas foram feitos na transmissão de uma entrevista do lateral Moisés, jogador do Inter, ontem. O Inter se pronunciou oficialmente através do seu Twitter.

Uma das consequências desse fato lamentável é a já costumeira grenalização do racismo. Sim, mais uma vez. Assim, aquilo que já era feio passa a ficar mais feio ainda.

Minha intenção aqui não é passar por entendido do assunto, até porque jamais o serei, pois sou “branco classe média-alta”. Só queria passar um recado pra você, gremista, que entra em discussões CLUBISTAS sobre o assunto. O recado é: se possível, não o faça. É um assunto delicado demais e MUITO mais sério que qualquer clubismo ou paixão clubística. É uma doença da sociedade, uma chaga antiga e que ainda está longe de ser curada.

Claro que sou contra generalizações, claro que fico triste quando tentam taxar toda a torcida do Grêmio de racista. Mas a grande verdade é que eu sou racista, você é racista. A sociedade é. Ah, não é? Calma. Antes de discutir, sugiro (e imploro) que escute esse episódio do podcast Mamilos: https://www.b9.com.br/shows/mamilos/mamilos-173-eu-nao-sou-racista/ . “Se você tem certeza que não é racista, esse episódio é pra você”. Ah, a pauta começa mesmo aos 00:10:30 do programa. Faça esse favor a você mesmo e à sociedade. Obrigado!

Opa, não podia faltar: é o Grêmio e não adianta. Abração, Cisco.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA


Opinião do Leitor

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *



Continue lendo