E VAI COMEÇAR O BRASILEIRÃO
Escrito por Delfosem 13 de abril de 2018
nálise Campeonatos Brasileiro 2010 -1017
Vejo o Grêmio jogando o futebol mais técnico que me lembro de ver jogar desde que acompanho o Grêmio (e peguei todas grandes fases a partir de 83). Afirmo sem titubear: este é o Grêmio que melhor vi jogar futebol.
É um futebol que sempre preguei, de toque, de se impor, fazer valer nossa grandiosidade também em jogos fora. Temos um time extremamente técnico que nos permite jogar assim. O SINPOF (SINdicato do POntinho Fora), me irrita, apesar de ser este o discurso na República do Texas, como chama o amigo RW. Num campeonato de pontos corridos, jogar a empatar é abdicar de ser campeão. Monitoro o Brasileirão por pontos corridos já há algum tempo e é preciso entender como se joga este tipo de campeonato para almejar o topo. E temos time para isto. Vejamos:
Olhando as médias de todos os campeonatos de 2010-17, nota-se a importância de se jogar a vencer. Os times campeões tiveram, em média 22 vitórias e 9 empates, com 7 derrotas nos certames.
Agora um detalhe importantíssimo: Os campeões até aqui tem sido os times que mais pontuam fora de casa! Em média os times campeões tiveram 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas fora de casa, alcançando uma média de aproveitamento de 56,1% dos pontos disputados como visitantes (!!!) ou 32 pontos. É uma quebra de paradigma importante, levando em consideração nossa cultura local. É vital GANHAR jogos fora para um time sagrar-se campeão. Esta é a grande mudança de mentalidade que precisamos ter. Somos bombardeados pela ideia de que precisamos ter cuidado ao jogar como visitante, que um pontinho fora é um bom negócio. Não é. Não num campeonato de pontos corridos onde a vitória vale 3 pontos. Precisamos trocar pontos com os grandes e fazer valer nossa camisa contra pequenos e médios. E jogar sempre a vencer contra todos. 2018 não deverá ser diferente.

Siglas: PG Pontos Ganhos J Jogos % Percentual obtido de pontos ganhos em relação ao total das 38 rodadas V Vitórias; E Empates D Derrotas VF Vitórias Fora EF Empates Fora DF Derrotas Fora PGF Pontos ganhos em jogos fora %Fora Percentual de Pontos obtidos Fora em relação ao total possível em 19 rodadas como visitante GM Gols Marcados GS Gols Sofridos SG Saldo de Gols
Outras observações:
O time campeão, nestes 8 campeonatos:
– Foi o que teve a melhor defesa 4 vezes, derrubando a teoria que jogar fechadinho é bom, que defesas ganham campeonatos (pro nosso futebol, não é regra);
– Foi o que teve o melhor ataque 5 vezes;
– Foi o que obteve o melhor saldo de gols em 7 campeonatos. Istro mostra que o equilíbrio é essencial.

O campeonato manteve a tendência de elevação do nível de exigência ao longo destas 8 edições (2010~2017). 2010 terminamos com um campeão com 71 pontos e aproveitamento de 62,3% e chegamos num campeão com 81 pontos e 71,1% de aproveitamento em 2015. Fechamos 2017 com Corinthians campeão com 72 pontos e 63,2% de aproveitamento. Apesar de uma quebra na tendência de incremento da pontuação, a média no período aumentou (2010/2017). O Corinthians chegou a ter absurdos 80% no primeiro turno, mas não sustentou. Nem quem vinha atrás conseguiu buscar.

Abaixo está a tabela completa que montei para analisar os números. Pra quem curte, é surpreendente rever as campanhas dos times campeões. A gente pode aprender bastante.

Que o Grêmio entre com o pé no acelerador em todas as competições até a Copa. Depois vemos como as cartas se ajeitam e jogamos conforme nossa mão. Temos tudo para beliscar um outro grande título este ano. Ou mais.
Saudações tricolores