O TÉCNICO ESTÁ AQUI

Escrito por em 21 de janeiro de 2021

Tenho sempre duas versões quando o assunto é futebol, em especial se tratando de Grêmio. Uma delas é de um Adriel quieto, que observa e deixa acontecer, afinal “não ganha nada por ser torcedor”. A outra, é temperamental e explosiva, que às vezes cria polêmica e faz alguns desafetos…essa segunda versão não chega a ser ruim, pelo contrário. Mas tem o ônus da incompreensão, e eu entendo.

Baseado nisso, vou utilizar minha segunda versão pra fundamentar o que penso. Aliás, o que a maioria da torcida Tricolor pensa. E o ponto fundamental da idéia é a revisão da comissão técnica.

As enquetes se multiplicam, e em TODAS elas a torcida mostra a insatisfação com o trabalho recente de Renato Portaluppi. As escalações sem explicação, as substituições desastradas e as entrevistas dignas de Olé do Brasil, o credenciam pra pedir o boné o quanto antes, aproveitar sua quase merecida praia, e nos livrar de suas pardalices antes que seja tarde.

Vão trazer quem? Não precisa. Ele está aqui. Conhece futebol, é humilde, suas entrevistas são sensatas e realistas (diferentemente das do mister Night), tem poder de motivação e de indignação.

A entrevista desse cara no pós-jogo contra o Atlético-MG foi sintomática: “Quero muito jogar, mas não consigo mais”. Essa é a deixa. Aposente-se. Pegue o apito e vai treinar o Grêmio! Não precisa muito mais do que você já faz pra ser melhor que o Renato. Aliás, sem sua figura, jamais teríamos saído da seca pra ser Penta da CB e Tri América.

Um craque em campo, inteligente, metódico, preciso nas decisões, um cara que incorporou o espírito Tricolor desde que vestiu nosso Manto. Sabe provocar na hora certa, não fica jogando “melhor futebol do país” ao vento, e de boa: entende mais de futebol que 70% dos treinadores em atividade no Brasil.

Maicon, pra minha versão aloprada, o próximo treinador do Grêmio. Se depender de mim, já a partir do fim do contrato do Renato. Aliás, se ele ganhar taças como jogador e treinador, duvido que vá exigir sequer um obrigado. Que dirá uma estátua.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA


Continuar lendo

Post anterior

OPORTUNIDADES


Thumbnail
Música tocando

Título

Artista

Programa atual

Programa atual

Background